sábado, 4 de setembro de 2010

Quartzo , Margem Sul Powerpop



Estávamos em 1982, um grupo de 4 jovens (as faixas etárias rondavam os 17 anos) oriundos da Margem Sul, embarcam numa viagem pelo mundo da música, com um único single, "Cigana de Pedra" (um título que pode suscitar algumas dúvidas em relação ao conteúdo do disco). E graças ao conselho de um conhecido "dealer" de vinil, descubro esta preciosidade, levou uns 2 anos para pôr as mãos neste single. Numa primeira apreciação, digo que este single está no Top 10 dos melhores singles editados em Portugal, partilha o podió com os singles dos Tilt, Speeds, Grupo Parlamentar, Corpo Diplomático, Opinião Pública.


Falando propriamente de música, o single soa a Rock Português, mas tem um travo a Powerpop do melhor que se fez por cá, ouvindo os Quartzo vem longo a memória os Opinião Pública e os UHF do inicio. Se no lado A temos a música "Cigana de Pedra" tema mais energico, com coros bastante "catchy" (esta música está mais na linha de uns Vodka Laranja), no lado B está a musica,"Homem de Passagem", é uma música mais à "Opinião Pública", uma música que bem podia representar Portugal nos 500 metros barreiras no campeonato do mundo de Powerpop.

O single foi editado pela RCS, enquadrado no Movimento "Sangue Novo", mas teve fraca distribuição, por isso pode-se considerar um disco raro, geralmente só se encontram cópias promocionais.

Os membros da banda eram os seguintes: Rui Mareco (baixo, voz e principal compositor), Jorge Pita (guitarra solo), Zé Gaspar (guitarra ritmo), Tózé Palhota (bateria), no press-release diz que a banda tocava com instrumentos emprestados, se alguém tiver mais informações sobre os Quartzo, agradecia.

Deixo um clip que fiz e pus no Youtube, não tem grande qualidade sonora, mas dá para ter uma ideia.


Quartzo - "Homem de Passagem" 1982

11 comentários:

Anônimo disse...

Uma grande malha, obrigado pelo presente!!!

Abraço

Cobretti

biolisboa disse...

Conheci o Sr. Rios (seu Rios, já que era Brasileiro) o big chefe da RCS. Ainda tenho ali uns LP's dops Savoir Faire (músicas dos anos sessenta em covers).
Até os dou, mas se me pagarem ainda melhor!
Rui de Castro O pirata You tube user com tal nome
warmrecords no Tumblr
Ciao

asd disse...

Lembro-me de ter lido um post sobre a RCS mas não me apareceu agora. Nas etiquetas não foi englobado o disco dos GGBB. Um dia em que tenha um pouco de tempo e esteja para aí virado sugeria uma etiqueta mais genérica que pudesse incluir por exemplo os nomes portugueses quer sejam punk, powerpop ou outros estilos. Uma etiqueta com as editoras nacionais que representavam os artistas como Nova, EMI, etc poderia ser um factor interessante para saber as ligações dessas editoras com os mercados internacionais. Há pouco tempo vi na net uma revista Billboard de 70 e tal que falava do sucesso do rock mais aletrnativo em vários mercados e de portugal referiam nomes como Ilidio Viana (não me lembro em que editora) e David Ferreira na Valentim de Carvalho. Outros nomes como (António Sérgio ou Rui de Castro) também sabemos que foram muito importantes na ligação nacional a muitos nomes (artistas e editoras estrangeiros)

biolisboa disse...

O Ilídio Viana acho que era da Vidisco, se bem me lembro.
O Rui sou eu.
Ciao
Rui de Castro O Pirata U TUber user

asd disse...

O Ilidio Viana foi da Vadeca e da Vimusica. Antes foi da Rossil ou da Nova.

Procurando na net por esses Savoir Faire apareceu uma descrição dessa disco num blog português.

http://majorelectrico.blogspot.com/2007_02_01_archive.html

Unknown disse...

Era a voz ser um pouco mais rude, e seria um clássico punk-rock tuga.

Mas está lá

Nelson

Merton disse...

Para mim o único pormenor que não torna este single Punk, é a guitarra-solo, tipica guitarra "portuguesa" ehehe, tirando essa guitarra, a outra guitarra está mesmo Punk, nesta música e na outra música do single.
Mas claro nada invalida, de este ser um bom single da colheita do boom do rock dos anos 80.

Anônimo disse...

Olá olá
great single! outstanding timeless stuff!
the tracks would deserve a better sounding transfer to the digital format. do you mind upload proper mp3s?
keep up the good work
eRiC from bErLiN

Anônimo disse...

ola boa tarde

fico muito contente de vir encontrar aqui um single tao antigo...
O meu nome é susana mareco e sou filha do vocalista ;)

se tiverem interesse posso fornecer os contactos do meu pai; ele ficou muito contente por saber que ainda há malta a ouvir as musicas da banda, passado tanto tempo!

** susana

Merton disse...

Olá Susana


Obrigado pelo comentário,se puder dizer-me o contacto do seu pai, tenho interesse em saber mais sobre os Quartzo.
O meu contacto: rocknoliceu@gmail.com

Anônimo disse...

ola quem sejas.
Existem coisas que valem ouro e esta é uma delas, não própriamente o disco em si mas sim tê-lo visto, ouvido e recebido comentarios por alguém que não imagino quem seja.
Meu nome é Rui Mareco, Vocalista dos quartzo, margem sul. Nesta época tinha apenas 15 anos e foi uma época ++++ de tudo. Terei muito prazer em te dar qualquer informação que te possa ser útil. deixo-te o meu email ruimareco@live.com.pt
Um abraço amigo
Rui Mareco