segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Protex: Strange Obsessions Lp - o melhor disco de 2010


Tudo fazia antever que a edição do album "perdido" dos Protex seria bombástica, e confirmou-se, o album "Strange Obsessions" é de longe o melhor disco de 2010 dentro do campeonato Punk/Powerpop, atrevo-me a dizer um dos melhores discos da história do Powerpop.

Foi preciso 30 anos para este album ver a luz do dia, mais vale tarde do que nunca, aliás seria um "crime" deixar-se perder este album, isto porque a editora da altura "Polydor" e a própria banda não ficaram satisfeitos com o resultado final do disco, e por essa razão o disco não foi editado em 1980.
Um pormenor que salta logo ao ouvido, é a produção do disco, a cargo do celebre Chas Chandler(produtor dos Slade), uma produção consistente e coesa, sem falhas.

O album é composto por 12 músicas, sendo só 4 músicas do conhecimento público, "Don't ring me up", cuja a versão do disco ainda está mais Punk do que a do single, "A Place in your heart" a gravação que consta no album está despido de qualquer arranjo pop, ao contrário da versão do single, estamos perante mais uma jogada Punk-rock de mestre por parte dos Protex.


As outras duas músicas do conhecimento "geral", são a música "I can only dream" que está tal e qual a versão do single, e a música que dá título ao disco, "Strange Obsessions",com um ritmo clashiano, com um solo de guitarra que faz com que qualquer ouvido consiga alcançar o topo do Evarest, um música que povoou os ouvidos daqueles privilegiados que puderam ver o filme "Shellshock Rock", GENIAL.

"Strange Obsessions"




"Night of Action"


As outras 8 composições do album, até agora inéditos, são 8 exemplos, de como os Protex poderiam ter sido uma banda grande à época, se a abertura de "Night of Action" é antologica, já "You don't know me" é puro powerpop com uma vocalização teen, "Look out Johnny" é pogo e mais pogo, acabando em "Forever" música que para mim seria o primeiro single do album.

Um disco com nota máxima, 12 músicas que deixam absorto os ouvidos de qualquer fã de powerpop/punk, e que obrigam a repetidas audições sem qualquer tipo prescrição médica.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Rolls Rock , o disco



Rolls Rock, foi um programa de rádio (Rádio Comercial) de autoria de António Sérgio, com inicio em 1980 e fim em 1982. Embora tenha durado só dois anos, foi editado um disco comemorativo do seu primeiro aniversário.
A escolha das bandas para a colectanea "Rolls Rock, ao rubro" não fugia muito aquilo que se ouvia na altura, Punk/New Wave, mais new wave do que Punk.

O disco é composto por 11 faixas, de 9 bandas, de realçar a inclusão dos Corpo Diplomático -"Bombista" e dos The Tights no disco, o resto dos grupos eram grupos mais que óbvios para estarem numa compilação de new wave/punk, Talking Heads, Feelies, Undertones, Plasmatics. Nota ainda para os Dirty Looks, com o excelente tema "12 O'clock High"e o Alex Chilton com a música "Hey Little Child".

Dirty Looks - 12 O'clock High : http://www.youtube.com/watch?v=zi5VPNSnqhk

The Tights - China's Eternal : http://www.youtube.com/watch?v=hmRU8MYgQq0

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Festa Punk, Bar Copenhagen dia 27 Novembro (Sábado)


Próxima "Punk 'n'roll party" dedicada a Punk Legion UK 82/GBH , DJ's Billy , Merton.
Dia 27 de Novmebro , Sábado, Bar Copenhagen , Rua S. Paulo nº 8 - Cais Sodré, entrada 1€ , das 23h-04h

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Califórnia terra de Mods, Chardon Square & The Start

Quando se fala de Mod Revival, pensasse logo em Inglaterra e na geração de 79, mas enganam-se aqueles que julgam que só em Inglaterra é que houve bom Mod Revival. No outro lado do Atlântico, assistiu-se a tímida explosão da cena Mod, um pouco mais tardio, e com menos bandas em cartel. Desse rol de bandas Mod, realço duas, provenientes da Califórnia, os Chardon Square e os Start.

Ambas as bandas não primavam pelo rigor estético dos Mods.

Falando dos Chardon Square, emergiram na cena Mod em 1983, editam o primeiro single "65 Film Show" ,com dois registos sublimes, mais na linha punk do que mod. Editam o seu segundo e último registo em 1986 "Lost in the Cartoons", na mesma linha do anterior, registo resoluto e eficaz, salta à primeira audição o punk-pop, mas cirurgicamente nota-se que o Mod revival circulava nas veias dos Chardon Square.


Os Start são talvez a banda mais interessante de toda a cena mod dos States, com um único single, "No Direction", os The Start provam que bem longe de Inglaterra era possível gravar Mod a um nível de topo, as duas músicas do single podem muito bem figurar num qualquer best of de Mod revival.

Start 7" - http://www.kbdrecords.com/2008/03/12/start-no-direction-7/

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Um Mod na imprensa juvenil Portuguesa em 1983


Um pequeno achado arqueologico, noticia que versava sobre um Mod que tinha uma vespa bastante extravagante, 81 fárois e 34 espelhos.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ten 0 Sevens em Coimbra



O ano de 2010 tem sido parco em concertos punk, dignos de referência, por isso a vinda da banda britânica Ten 0 Sevens a Portugal na semana passada, fui um motivo mais que suficiente para regressar a Coimbra, apetece dizer, "é no centro que está o Punk".


O concerto dos Ten 0 Sevens não mobilizou muita gente, uma das razões foi a falta de promoção de rua(não foram feitos flyers nem cartazes alusivos ao concerto), por isso o pouco pessoal que se dignou a ir ao concerto soube pela internet ou pelos amigos. O concerto teve inicio as 22,30h uma hora pouco concorrida para este tipo de eventos, logo não foi de estranhar que estivessem cerca de 20 pessoas no bar a assistir.


O Ten 0 Sevens abrem logo com uma das melhores músicas do seu reportório "Grim", malha que teve direito a bis, a pedido de alguns presentes.

Seguiram-se mais músicas sempre na linha do Punk 77, músicas que agarram o público do principio ao fim, houve lugar ao tradicional Pogo (algo que não se vê nos concertos dos dias de hoje, é só mosh-pit e merdas dessas).

Os Ten 0 Sevens ainda brindaram o pouco público, nesta altura já deviam estar umas 40 pessoas, com uma cover dos Clash, "White Riot".




Acabado o concerto a festa prosseguiu, com a dupla de Djs Pedro Chau e Afonso (Johnny Throttle), que presentearam os mais resistentes, com uma dose de bom Punk-rock e Powerpop de luxo.


Fechado o bar foi tempo de ir explorar mais a noite de Coimbra, a noite só acabou lá para as 6 da matina.

Nota final de apreço para o Francisco, responsável pela vinda dos Ten 0 Sevens a Portugal, porque hoje em dia é preciso ter coragem em apostar numa mini-tour de uma banda Punk praticamente desconhecida.
http://www.myspace.com/krummylanky - Ten 0 Sevens myspace

domingo, 7 de novembro de 2010

Tharkus, um single quase de top



O rock Português têm me reservado algumas surpresas, ainda espero descobrir mais bandas interessantes do período 1980-82.
A banda surpresa, são uns tais de Tharkus, e graças a uma editora (subvalorizada) a RCS, editam em 1983 um single, "Top", no lado inverso a música gravada tinha um típico título à "rock português", "Rapariga da meia noite".

Das duas músicas, a mais interessante é a música que dá título ao single, "Top", não faz parte do top das melhores alguma vez gravadas em Portugal, mas não deixa de ser um registo engraçado, com uma deficiente produção (algo caracteristico nesta fase embrionário do rock em Portugal), resultado, a guitarra parece estar afónica.

"Top"






Por falar na RCS, publico um recorte publicitário, e não é que aparece o nome de outra banda (não sei se editaram pela RCS), para mim totalmente desconhecida, VIVA (que raio de nome, ehehe), mais uma banda a investigar.


imagem da capa do single cedida: blog "Rock em Portugal"

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

From the Jam & Secret Affair em Espanha, Leon, Purple Weekend


Aproxima-se mais uma edição do Purple Weekend, 4,5 e 6 de Dezembro, e o cartaz baseando em bandas antigas e mais recentes, sempre dentro do panorama Mod/Powerpop/Soul.
Destaco os From the Jam (agora só com o Bruce Foxton, como membro original dos The Jam) e os Secret Affair.

http://www.purpleweekend.com/

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ten 0 Sevens , esta semana, Porto, Coimbra e Loulé


Para quem já esteja farto de gramar com bandas ranhosas de garage, esta semana tem bom remédio, a banda britânica The Ten 0 Sevens vêm a Portugal fazer 3 datas, quinta-feira 4 Novembro no Porto (Armazém do Chá), Sexta-feira 5 Novembro em Coimbra (Sala arte à parte) e no Sábado 6 de novembro em Loulé.

http://www.myspace.com/krummylanky