segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Protex: Strange Obsessions Lp - o melhor disco de 2010


Tudo fazia antever que a edição do album "perdido" dos Protex seria bombástica, e confirmou-se, o album "Strange Obsessions" é de longe o melhor disco de 2010 dentro do campeonato Punk/Powerpop, atrevo-me a dizer um dos melhores discos da história do Powerpop.

Foi preciso 30 anos para este album ver a luz do dia, mais vale tarde do que nunca, aliás seria um "crime" deixar-se perder este album, isto porque a editora da altura "Polydor" e a própria banda não ficaram satisfeitos com o resultado final do disco, e por essa razão o disco não foi editado em 1980.
Um pormenor que salta logo ao ouvido, é a produção do disco, a cargo do celebre Chas Chandler(produtor dos Slade), uma produção consistente e coesa, sem falhas.

O album é composto por 12 músicas, sendo só 4 músicas do conhecimento público, "Don't ring me up", cuja a versão do disco ainda está mais Punk do que a do single, "A Place in your heart" a gravação que consta no album está despido de qualquer arranjo pop, ao contrário da versão do single, estamos perante mais uma jogada Punk-rock de mestre por parte dos Protex.


As outras duas músicas do conhecimento "geral", são a música "I can only dream" que está tal e qual a versão do single, e a música que dá título ao disco, "Strange Obsessions",com um ritmo clashiano, com um solo de guitarra que faz com que qualquer ouvido consiga alcançar o topo do Evarest, um música que povoou os ouvidos daqueles privilegiados que puderam ver o filme "Shellshock Rock", GENIAL.

"Strange Obsessions"




"Night of Action"


As outras 8 composições do album, até agora inéditos, são 8 exemplos, de como os Protex poderiam ter sido uma banda grande à época, se a abertura de "Night of Action" é antologica, já "You don't know me" é puro powerpop com uma vocalização teen, "Look out Johnny" é pogo e mais pogo, acabando em "Forever" música que para mim seria o primeiro single do album.

Um disco com nota máxima, 12 músicas que deixam absorto os ouvidos de qualquer fã de powerpop/punk, e que obrigam a repetidas audições sem qualquer tipo prescrição médica.

2 comentários:

Anônimo disse...

I love Protex, I love your blog, I love REAL PUNK 76-82.

Merton disse...

Protex are great, in my opinion one of the best bands from Northern Ireland. The Clash of NI Punk scene.