quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Angelic Upstarts - Still from the Heart, 1982


Sempre foi dificil para as bandas Punk fazerem uma transição para outros estilos de música, lembro-me de poucas bandas que conseguiram fazer essa transição com mestria, em primeiro plano estão os The Clash. Em 1982 os Angelic Upstarts tentaram mudar de "estilo" musical, e por imposição da editora de então EMI, os AU cairam nas garras da pop comestível.


Antes de gravaram o disco "Still from the Heart" o disco mais incaracterístico dos Angelic Upstarts, os AU gravam uma demo com 4 músicas, musicas que eram um pouco o seguimento de "two million voices", mas a editora achou que estavam fora de moda.


O Produtor impingindo pela EMI, foi Steve Levine, produtor que ganhou fama a produzir discos para os Culture Club, o resultado final, foi um emaranhado de musicas de cariz pop reggae, um disco que provocou confusão nos fãs mais acerrimos, e que não atraiu as atenções dos consumistas.

"I Stand Acussed"




Mas nem tudo é mau em "Still from the Heart", faixas que merecem a devida atenção, "Never Say Die", "I Stand Accused" e "Wasted", e quem tenha o CD editado pela Captain Oi!, tem como bonus a demo que precedeu ao album, onde as versões de "Action Man", "Cry Wolf" estão despidas dos arranjos pop, tornando as musicas audíveis para quem goste dos verdadeiros Angelic Upstarts.

"Cry Wold (Demo)"




Resultado os Angelic Upstarts acabam por ser despedidos da EMI, mas a resposta dos Angelic Upstarts não tardou, e em 1983 assinam um dos albuns "maiores" da sua discografia, "Reason Why", talvez o melhor disco dos Angelic Upstarts.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu gosto gosto muito dos primeiros discos dos Angelic, e apesar deste ser mais Pop não deixa de ser interessante. É verdade que é diferente mas tem boas malhas como tu próprio dizes. O fundo punk-Oi! está lá, o saxofone até cai bem e os orgãos/sintetizadores, em moda na altura, até ficam bem. É apenas um disco diferente...so what?

Ass: Cropnº1

Merton disse...

O que é certo e tendo como base a demo gravada antes do album (4 temas), se o disco não tivesse sido produzido pelo artolas da pop, o disco teria sido outra coisa. Para mim os pontos altos da carreira dos AU são os discos a partir de 1980, 2000000 voices e o reason why.