sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ail Symudiad , o punk-powerpop em galês


O País de Gales , é oficialmente bilinguel , tem duas linguas oficiais o Galês e o Inglês , interessa é falar do Galês , lingua local , é uma mistura de celta com inglês, com eslavo, com germânico.

Depois desta definição mais técnica , é tempo de falar de música , dando destaque a uma banda oriunda do País de Gales , os Ail Symudiad (em inglês quer dizer Second Movement), fazendo uma analogia com o que disse inicialmente , podemos classificar os Ail Symudiad como uma banda "bilingue" a nível sonoro , ora tocam powerpop ora tocam punk , mas sempre na lingua materna , por isso tentar decifrar as letras dos Ail Symudiad é coisa para gente que domine logaritmos ou raizes quadradas de números infinitos.


Os Ail Symudiad apareceram no circuito punk , por volta do ano de 1978 , influênciados pelo punk pop dos Buzzcocks e dos Jam , começam a compôr originais , surge o primeiro single em 1980 , "Ad drefun". Segue-se outra étapa na vida dos Ail Symudiad , a criação da sua própria editora , a FFlach , editora que hoje em dia, goza de boa saúde , com muitas edições regulares de artistas e grupos do País de Gales. A criação da própria editora , permite à banda, editar regularmente , tendo editado num espaço de 2 anos (1981-82) , 3 singles e um LP.



A banda ainda toca nos dias de hoje , editando 3 cds , nos últimos anos , 3 cds que mais não são que 3 best of's , cada cd com músicas diferentes , pode-se dizer que os Ail Symudiad são uma banda de best of's.

Para colorir o post fica um video dos Ail Symudiad gravado num canal de tv local , falando da música em questão " Twristiaid Yn Y Dre" , sobressai sem dúvida a secção ritmica (em especial o som do baixo) , o baterista por momentos parece o Keith Moon , concluindo esta malha é um clássico do punk-powerpop galês. Quem quiser explorar as potêncialidades da cena punk powerpop do País de Gales , aconselho vivamente os Y Trwynau Coch (estes ainda são mais punk que os Ail Symudiad , não deixando de ter também o seu lado mais powerpop). http://www.myspace.com/ailsymudiad







2 comentários:

Hercules disse...

Ora aqui esta uma banda que me agrada particularmente, juntamente com Sema4, Cyanide, Tax ,Llygod Ffyrnig, Tunnelrunners e Victimise!

Um abraço

Merton disse...

sema 4, tunnelrunners e os victimize, grandes/raridades nomes do punk powerpop , cada single mais raro(caro) que o outro , é uma tarefa quase impossível por às mãos no single "Plasticland" dos tunnelrunners eheheheh , já me contentava com as reedições dos Victimize ou dos Sema 4 , da last year's youth. Noutro dia descobri os Street People da Escócia (BT vol 3) , grande malhete , inocentemente ainda me fiz ao single no ebay , ehehehe , acabou em £180, não há hipotese.

um abraço