domingo, 15 de novembro de 2009

Relato da semana


Aqui vai um pequeno relato de 3 eventos que se realizaram nesta semana que passou , o primeiro acontecimento ocorreu na 5ª feira no Insituto Goethe e foi uma performance DJ, inserida nas comemorações da queda do muro de Berlim.
A servir de chamariz estava o título da festa "Punk-rock e FlowerPowerPop".
Ao chegar a anfiteatro do instituto Goethe , deparo-me com um ambiente conferencial , onde o público encontrava-se sentado com mesas a sua frente, defronte estava a figura central do DJ , também ele sentado com direito a microfone.


Ao inicio estranha-se mas depois lá se vai entranhando a ideia , mas ao fim da segunda música , o DJ começa a discursar no seu alemão fluente(pouco influente , já que não percebia nada, mas para que não houvesse queixas havia uns auriculares com tradução em tempo real daquilo que o DJ dizia , sinceramente não havia pachorra para tanta parfernália), e repetiu-se o discurso sempre no final das músicas, o DJ também lançava as suas chalaças (não que eu percebeu-se puto do que ele dizia , mas sim pelos sorrisos de alguma audiência). O lado positivo foram as cervejas que foram servidas de borla e os aperitivos que ajudaram a passar o tempo e ouvir as primeiras 13 músicas (num total de 35 músicas , é que houve direito a set list , lá para o final do set estava a "cereja em cima do bolo" Scorpions com "Wind of Change" lol).


As primeiras músicas do chamado FlowerPowerPop (um termo que desconhecia , mas que dá para ter uma ideia do que é, coisas de hippies) ainda se ouvia , depois houve a passagem ao kraut-rock , antes ainda se ouviu a melhor música do set um tal Klaus Renft Combo (garage-rock) , e de repente o techno dos execraveis Scooter , foi tempo de escapar daquele anfiteatro antes que os meus timpanos sofressem de um esgotamento. Não fiquei para ouvir o que o DJ tinha para mostrar de Punk-rock (a única razão que me fez ir ao evento) , mas da lista apenas notei uma banda Punk , os Slime .






Sábado dia 14 Novembro, foi dia para ouvir histórias Punk Rock, não é que o prof José Hermano Saraiva tenha tido direito de antena nesse encontro, o centro das atenções foi Rui Castro (The Warm e Warm Records). Com um discurso onde imperou a espontaneidade e a boa disposição , Rui Castro conseguiu cativar a audiência de principio ao fim da conversa , tendo a conversa esticado para além da hora prevista.


Rui Castro fez a audiência recuar no tempo, para os tempos do punk rock , muitas dos factos relatados foram passados em Londres , no perído do Punk-rock 1976 até 1980, desde o imbróglio relacionado com disco(test-pressing) dos P.I.L. que foi entregue ao Rui por engano (Johnny Lyndon era seu vizinho). Também falou-se do Punk em Portugal, do disco "pirata" "Punk-Rock 77" , que teve como base uma cassete de audio gravada por Rui Castro e que tinha sido enviada para o António Sérgio para que este passasse as músicas da referida cassete na rádio. Para quem tenha o disco é só prestar atenção à última música do lado B , Sex Pistols "Good save the queen" e reparar que a música acaba abruptamente(tipico das cassetes audio, acaba-se a fita acaba-se a música). A intercalar as intervenções , houve passagem de alguns discos importantes na história da Warm records, ouviu-se o Lp "Nova Vaga" , os dois singles dos Dead Kennedys (por sinal os discos dos DK até tiveram bons resultados de vendas em Portugal) , e um maxi de disco sound.

Também falou-se de pirataria , e em especial sobre o single de 1984 (mas só editado em 1985) "O Pirata" , que era uma crítica a quem dominava o mercado fonográfico da altura.
No final foi tempo para dar duas de conversa, conhecer pessoas que tiveram algum envolvimento na cena Punk lisboeta nos finais de 70 e principios de 80.



foto: lado esquerdo Rui Castro e o single "Pirata" , do lado direito um fã dos The Warm envergando uma t-shirt com o logo da editora "Pirate Dream Records" (a editora do disco Punk-rock77")


No final da noite houve tempo para mais uma festa "Rock no Liceu" , com o tempo a não ajudar muito , chuva intensa durante umas horas, mesmo assim o bar Lugar da Rosa esteve bem composto. Foi projectado o filme "Rough Cut and Ready Dubbed" , um filme sobre Punks , Mods , Skins , realizado entre 1978 e o ano de 1981.

Aqui vai algum das bandas do set-list da noite , Modernettes , Sham 69 , Avengers , XPress , Proles , Protex, Modern Minds, Erazerhead , ATV , Ratsia , Ail Symudiad , The Jolt , Directions , Flying Colours , Incredible Kidda Band , Strangeways , The Squares , The Enemy , Hoax , Red Alert , Toy Dolls , Purple Hearts , Lambrettas , XTC , Magazine , Generation X , The Defects , Sabotage , Anti-Nowhere League , Grids , Pointed Sticks , The Outcasts , Bijou , The Jook , Dr Feelgood , Leyton Buzzards, The Clash - "I'm not down" (uma das grandes malhas do album London Calling) ....e por aí fora , não me lembro do resto................sempre foram 4 horas.

Nenhum comentário: