quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

The Radiators from space: Tv Tube Heart 1977



Em 1978 Portugal assistiu a uma tímida tentativa de "importação" do movimento Punk, por parte da editoras discografias. António Sérgio foi um dos poucos que tentou espicaçar as editoras da altura para não perderem o comboio do "Punk", chegou mesmo a aconselhar editora a editora possíveis discos a editar, conforme o catalogo internacional de cada editora. O que é certo é que as editoras maiores, Valentim carvalho, Phonogram, RCA, CBS não prestaram muita atenção aos artigos de António Sérgio sobre o Punk, artigos com um título sugestivo, "Punkismo".


Enquanto as "majors" andavam a dormir, a Movieplay começou a lançar punk em 1978, pegou no catalogo de uma das editoras mais importantes, a Chiswick, "rival" da Stiff Records, mas com um catalogo mais interessante dentro do domínio Punk. Sem perder tempo a Movieplay, edita a colectânea "Som Chiswick"(colectane que engloba alguns dos principais da Chiswick), o primeiro album dos irlandêses The Radiators "Tv Tube Heart", de outras editoras a Movieplay edita dos The Boys , o single"I don't care" e o primeiro album, o single dos Battersea (banda de Charlie Fawn).



Acerca do album dos The Raditors, uma das primeiras bandas punk da Irlanda, o disco foi editado originalmente em 1977, mas em Portugal só foi editado no final de 1978.

É um disco que é raro de encontrar em Portugal, há duas edições a normal que foi comercializada e a edição promocional. O disco em questão, é um disco que reflecte muito o som punk rock da época, com algumas pitadas de pub-rock, na linha duns Cyanide, Suburban Studs. Do disco dos Radiators realço as músicas, "Roxy Girl", os três singles extraidos do album "Enemies","Tv Screen" e "Sunday World".


"Roxy Girl"

2 comentários:

Anônimo disse...

Merton tem piada,estive a ouvir á cerca de duas semanas atrás esse LP, o qual eu aprecio muito, apenas desconhecia a sua origem, não sabia que eram Irlandeses.

DJ Lisbon Subs

Merton disse...

de referir que a irlanda é um autentico jazigo de pérolas,muitas dessas pérolas estão no norte, aconselhou-te os Blaze X, tem um único single, agora reeditado pela sing sing , a mesma editora que editou o lp dos protex, para mim o disco do ano 2010.